A seca está matando milhares de animais selvagens em Casanare. Ao parelho que outras partes do planeta, o departamento do leste da Colômbia, pertencente aos Llanos Orientais, sofre a calamidade ambiental causada na ação do homem. A pecuária, as plantações de palma africana, os arrozais, os poços de petróleo, além de mudanças climáticas, estão a frisar-se com uma jóia da Natureza irrigada por inúmeros rios. As vastas extensões de terras solitárias encontram-se cuarteadas por um verão mais extremo do que o normal.
ainda que leva Casanare dois meses sedento, só neste momento estão a soar os alarmes e o governo central divulgou nessa sexta-feira medidas de choque pra conter o desastre. Entre algumas, cavar de emergência poços onde possam água dos animais. Mesmo desta forma, investigar a autoridade ambiental, de índole regional, por tua inoperância, como se em Bogotá desconocieran que estes organismos campa a corrupção e a incapacidade por ser fortes burocráticos dos políticos.
Os moradores calculam que mais de 15.000 chigüiros -mamíferos que andam em manadas – perderam a vida, mesmo que milhares de jacarés e em torno de 20.000 de gado. Rodrigo Roa, o medioambientalista mais conhecido do referido departamento. Também aponta pra companhias de petróleo que trabalham pela região. Considera-se que não apenas são responsáveis os que habitam o Casanare, contudo todos nós contribuímos pro aquecimento global, com nossas ações cotidianas.
Confluem os rios de águas residuais, a temperaturas muito altas, injetam a terra líquidos descartáveis sem depuração, o que provoca potente poluição. Já desse jeito Rodrigo Roa, próximo a outros ambientalistas, tentava chamar a atenção de o que aconteceria se não se tomavam decisões que pararam os danos causados à Natureza. Infelizmente, só imediatamente, com uma seca espantosa, o governo escuta. A seca não é a única tragédia ambiental que lamentar esses dias na Colômbia. O outro extremo do estado, no Chocó, não conseguem suprimir um incêndio que consome florestas nativas desde há dez dias.
- Extrema dificuldade do sistema
- Colau pede a ERC que não condicione o futuro câmbio em Barcelona
- 9 O término da briga em Euskadi
- três de outubro: o índice Dow Jones, quebra o recorde histórico ao atingir os 11.727 pontos
- 2014: Enzo Yacometti Manosalva (interino)
- vinte e três Pepe Reina
estatísticas, A localização do “governado” (cidadão ou súdito), com o poder político é bidirecional. Em um Estado democrático é sujeito de obrigações e de direitos. Na sua conexão com a administração pública é considerado gerenciado. ↑ Foucault, Fontana, Cubides, Montes, Caravaglia, Le Roy Ladurie, Goerg (op.
↑ Paulo População, As relações de poder, pg. ↑ Zimmerman, fonte mencionada em:Ritual combat (direciona a em:Endemic warfare, traduzível como “briga endêmica”, o estado de confronto ininterrupto em sociedades tribais de guerreiros). ↑ “Do latim praeeminentĭa – Privilégio, isenção, proveito ou preferência que tem alguém sobre isto outra pessoa, por fundamento ou mérito especial” Real Academia Espanhola e a Associação de Academias da Língua Espanhola (em 2014). “preeminência”. Dicionário da língua espanhola (23.ª edição). Lateralmente, também possui com prioridade (do latim praelatĭo, -ōnis – Antecedência ou preferência com que algo precisa ser atendido em ligação a outra coisa com a qual se compara”), termo muito utilizado pela ordenação protocolaria.
Veja também Voltaire, voz “Grand, Grandeur”, no Dictionnaire philosophique, fonte argumentada em:preeminence direciona a em:greatness. Grandeur, que literalmente é “grandeza”, poderá ser interpretado como a “magnificência”, “majestade” e outros termos habitualmente utilizados nas especificações da encenação do poder político.